

O Furoshiki é a arte japonesa de embrulhar coisas utilizando um pedaço de pano.
Pode ser utilizado seda, algodão ou nylon entre outros, geralmente pintado com temas tradicionais ou usando o shibori (uma técnica de pintura de tecidos). O seu tamanho pode variar de poucos centímetros até maior do que um lençol, mas as medidas mais comuns são 45, 68 e 72cm. Os registos de sua utilização datam do período Nara (710 a 794 DC).
A palavra furoshiki tem origem numa das suas principais utilizações durante o período Edo, quando eram utilizados para embrulhar as roupas daqueles que frequentavam os banhos públicos no Japão. O nome furoshiki escreve-se com os ideogramas de "furo" (banho) e "shiki" (abrir, espalhar).
Para além de poder tornar-se esteticamente bonito o furoshiki é ecologicamente correto, pois substitui o papel e as sacos de plásticos no embrulho e transporte de objetos sendo ainda reutilizável.
Em 2006 o próprio ministro do meio-ambiente do Japão lançou um furoshiki temático com o objetivo de promover o seu uso noutros países.
Para aprender a fazer alguns embrulhos com o furoshiki, encontra aqui outras possibilidades para objectos de diversas formas.
Sem comentários:
Enviar um comentário